fotos e peças da imagem acima produzidas pela prof. Priscila Vassão

Você sabe medir corretamente acessórios para bijuterias e peças prontas? O post de hoje vai ensinar diversas maneiras de medir e, principalmente, transmitir as medições de forma correta. O instrumento ideal para realizar essa medição é o paquímetro. Aqui embaixo tem fotos dos 2 tipos:

O digital tem leitura muito mais fácil (é só olhar no visor), mas tem gente que não confia – e eu sou uma delas. Prefiro mil vezes o analógico. Outra vantagem é que você nunca precisará se preocupar com pilhas ou qualquer falha eletrônica.

 

Bora aprender a LER o paquímetro?

No início parece um pouco confuso, mas rapidamente você pega o jeito. Assista à esse vídeo curtinho explicando:

Dicas preciosas sobre medições em joias folheadas:

1) No Brasil, usamos sempre milímetros!

Por se tratar geralmente de peças pequenas, as medidas são passadas em milímetros. Funciona assim na maioria das lojas do setor de acessórios para joias. Uma confusão que muita gente faz é misturar centímetros com milímetros na hora de se referir à peça.

Explico melhor: na foto abaixo, temos o 01-130102, um tubo de seção redonda que tem 5×30 mm, ou seja: diâmetro de 5 mm e comprimento de 30 mm:


Muitas pessoas nos passam as medidas desse tubo assim: “é um tubo 5×3”, misturando milímetros com centímetros! Mas o jeito certo é dizer: “é um tubo 5×30 MILÍMETROS”. Importante lembrar: 1 cm = 10 mm. Se você pegar uma régua, vai ver que o centímetro é dividido em 10 pedacinhos. Cada pedacinho é um milímetro!

 

_____________
2) Se você tem uma peça física mas não sabe usar (ou ainda não tem) um paquímetro:

Baixe nossa folha milimetrada, imprima e siga as instruções para fotografar a peça posicionada sobre a impressão.

Não tem impressora?
Faça uma foto da peça com uma régua ao lado (é menos preciso, mas a lógica é a mesma da folha milimetrada e é melhor que nada ♥)

_____________
3) Se você tem apenas uma foto da joia e precisa descobrir medidas:

Nesse caso, não podemos fornecer 100% de certeza quanto às dimensões.

Entretanto, você sempre pode nos enviar a imagem e auxiliaremos com uma ESTIMATIVA DE TAMANHO, indicando as referências de produtos parecidos que você pode comprar conosco.

(importante: analise muito bem as dimensões sugeridas para que sua compra seja assertiva!)

_____________
4) Conversão de polegadas para milímetros.

Se você tem apenas a informação de medidas em polegadas, envie-nos e faremos a conversão. Ou faça a conversão rapidamente, acessando o Google e digitando no campo de busca

“polegadas em milímetros”

Trata-se de uma ferramenta de conversão automática: é só digitar o valor em polegada para obter o valor em milímetro – ou vice versa.

 

4 jeitos de usar o paquímetro para medir joias e acessórios:

No vídeo, a prof. de joalheria Priscila Vassão ensina com muita propriedade 4 jeitos de medir que um paquímetro oferece (vá direto para o minuto 2:37 para ver uma demonstração com joias)


Tem mais 2 coisinhas:


1) Não use paquímetro de plástico. Esse só serve para medir sobrancelhas (e olhe lá). Vou repetir: não use paquímetro de plástico para medir joias ♥

2) Recomendação de marca: se você ainda não tem paquímetro, recomendo a Mitutoyo. Saiba tudo sobre as opções no site oficial.

_____________
O paquímetro é um instrumento maravilhoso e eu te garanto: depois que você aprender, nunca mais vai querer largar!

Ainda tá com dúvida? Deixa nos comentários que eu te auxilio ♥

 

fontes pesquisadas: Priscila VassãoManual do Mundosite oficial da Mitutoyo