Quando você compra uma argola de tubo ou de fio grosso conosco, geralmente as “pontas” da argola não fecham. Nesse post, vou explicar como o método de fabricação funciona e vou mostrar jeitos de “retificar” as argolas para que fiquem perfeitas!

Como são fabricadas as nossas argolas?

Para fabricar uma argola, nós precisamos “bitolar” o tubo, que chega reto para nós.
É um processo fabril mas, ainda assim, feito de forma manual.

O tubo chega reto assim:

Então, “bitolamos” os tubos ou os fios a fim de fabricar molas, como essas:

A próxima etapa é serrar essas “molas” para que se tornem argolas, mais ou menos assim:

O processo de serragem da molinha naturalmente origina uma argola “desalinhada”, veja 2 exemplos reais de produtos da Sueli Renê:


Note que os 2 exemplos são argolas de tubo: as argolas de fios são mais fáceis de manusear e retificar, seja com alicates ou na mão mesmo. Mas as argolas de tubo são mais grossas e é aí que começa o problema: naturalmente, elas são mais rígidas. E, na hora que serramos a mola para gerar as argolas, essas pontas ficam desencontradas.

Naturalmente, vocês clientes gostariam que essas pontas se encontrassem a fim de ter pares de brincos simétricos, por exemplo. Ou ainda, a fim de que essa argola de tubo fique bem retinha em outras composições. Pois bem, apresento-lhes:

Como recozer uma argola para deixá-la “certinha”

1) Com a argola em mãos, posicione-a sobre um tijolo refratário (nunca use placa de amianto, esse material é insalubre e proibido em território nacional para esse fim. Mais infos no final do post)

2) Aplique fogo utilizando um maçarico de solda quente até ficar rubro/avermelhado.

3) Avermelhou? Retire o maçarico imediatamente. Quando o metal começa a ficar vermelho, significa está quase entrando em ponto de fusão (ou seja, a temperatura aplicada ao latão está próxima de 900ºC / 940ºC). O processo deve ser parado antes da fusão (derretimento) do latão.

4) Esfriou? Faça testes com ferramentas a fim de retificar a argola: a sua própria mão, um alicate liso protegido com capa de silicone ou fita adesiva, uma pinça ou um martelo de nylon ou madeira. TUDO COM MUITO CUIDADO para não deformar a argola!

A prof. Aline Mota do @cursodebijuterias ensina nesse vídeo como recozer argolas. Clique na imagem para assistir:

 

Você também pode assistir à uma rápida demonstração de como recozer metais, feita pelo Geraldo do Atelie Labriola:

Alguns resultados de brincos após a argola ter sido retificada:

Informações complementares:

• Durante e após o recozimento, o material estará mole. manuseie com cuidado para não perder o formato redondo. evite usar alicate: você pode amassar sua argola. Toda a modelagem feita sob o fogo ou após o recozimento deve ser feita com cuidado para não marcar ou deformar sua argola ou peça;

• Argolas de tubos com bitolas abaixo de 5 mm são mais fáceis de dar forma após o recozimento. Já argolas com diâmetros acima de 6 mm são mais difíceis de trabalhar;

• Recozeu? Não há prazo de validade para moldar, entretanto: aproximadamente após 3 ou 4 batidas ou torções na peça, ela volta ao estado original anterior ao recozimento (ou seja: pouco maleável)

Se você não pode ou não consegue recozer na sua empresa, nós podemos recozer para você na Sueli Renê. Acione sua vendedora no Whats para que a peça possa ser precificada corretamente já com o processo de recozimento adicionado ANTES DE EFETUAR SEU PEDIDO SOB ENCOMENDA.

Dúvidas? Chama a gente aqui!

Fontes citadas:
Aline Mota – prof do Curso de Bijuterias
Débora – nossa cliente D´Luz Acessórios
Thiago  – prof. do Manual da Joalheria
Geraldo – prof. do Atelie Labriola
Ourives Rock – post sobre utilização de placa de amianto na mesa de solda: clique aqui para saber mais.